Quem somos
A escassez de água é um problema real, cada vez mais sentido em resultado das alterações climáticas. É, por isso, um papel natural da Águas do Algarve contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes da importância vital dos recursos hídricos, promovendo a sua educação ambiental.
Conscientes de que a missão da Águas do Algarve irá sempre muito para além de garantir o abastecimento de água em quantidade e qualidade de excelência, para consumo humano bem como o tratamento de águas residuais urbanas de acordo com os mais elevados padrões de qualidade e fiabilidade, foi pensado o projeto Desafio da Água – Poupança Sem Fronteiras, uma iniciativa de âmbito pedagógico, que visa sensibilizar as crianças em idades escolar e a comunidade algarvia para as questões associadas ao uso eficiente da água, assim como a promoção da adoção de estilos de vida sustentáveis de forma a manter a qualidade de vida, saúde e bem-estar de todos os seres vivos e gerações futuras.
Missão
Fazer um uso consciente da água não é das tarefas mais intuitivas para as crianças. Estão muitas vezes, demasiado entusiasmadas com as suas brincadeiras para se lembrarem que a água é um recurso escasso. Por isso, é uma missão da Águas do Algarve consciencializá-las para as questões associadas ao uso eficiente da água.
Com o Desafio da Água – Poupança Sem Fronteiras, pretende-se sensibilizar os mais jovens de forma divertida, cativando-os através de atividades estimulantes e pedagógicas, apoiadas em áreas temáticas como o ciclo urbano da água, a economia circular, as alterações climáticas e a preservação do ambiente de um modo geral.
Deste modo, a Águas do Algarve tem por missão aproximar as comunidades, mudar mentalidades, perspetiva e paradigmas ambientais.
Parceiros Institucionais:
A Clarinha e o Salpico serão a cara deste projeto e acompanharão os jovens neste desafio da poupança de água.
Fica a conhecê-los!
20 Anos
Águas do Algarve!
A Águas do Algarve nasceu a 5 de Agosto de 2000 e resulta da fusão da Águas do Barlavento e da Águas do Sotavento Algarvio. É responsável pelo tratamento e abastecimento de água própria para consumo humano aos 16 conselhos da região. Conta com 3 barragens (Odeleite, Odelouca e Beliche), 4 Estações de Tratamento de Água, 31 Estações Elevatórias, 80 pontos de entrega, 18 reservatórios e 495 km em condutas de água. Para tratar das águas residuais, dispõe de 79 ETAR, 192 Estações Elevatórias, 269 km de coletores graníticos e 213 km de condutas elevatórias.
A Águas do Algarve conta, sobretudo, com centenas de mãos a trabalhar diariamente para o bem-estar de todos!